quinta-feira, 11 de setembro de 2014

11 de Setembro - Após World Trade Center, O Que Mudou Na História da Paz?

VIVEMOS EM UM PLANETA ONDE HÁ DENTRO E FORA 
QUE TIPO DE PAZ VOCÊ IMAGINA EXISTIR?


11 de Setembro de 2001 o mundo assiste aterrorizado pela TV o ataque às duas torres do World Trade Center, em Nova York. Por volta das nove horas da manhã. Consistiu no seqüestro de 4 aeronaves comerciais Boeing 767, duas delas na colisão das torres gêmeas, e outros dois ataques, um no Pentágono, destruindo parte do conjunto, e o outro Boeing caiu em um campo aberto, próximo a Shanksville, por volta das dez horas, seu alvo seria o Capitólio, provavelmente teve sua queda devido a confrontos internos entre passageiros e terroristas.

Cerca de 3Mil pessoas morreram direta ou indiretamente, isto sem contar os desaparecidos. A marca que ficou foi um rastro de destruição e caos, não apenas aquele que era possível ver, mas também o psicológico. Na época a autoria dos ataques foram atribuídos a Osama Bin Laden e a grupo terrorista Al-Qaeda.

Chegamos a 13 anos desse atentado que fez o mundo olhar para a super potência norte americana e ver como é frágil o ser humano.

Longe de mim defender o terrorismo, mas vamos pensar um pouco e descobrir o verdadeiro culpado?

A desculpa de sempre é que todo mundo quer PAZ.

Paz é tradução plena de tolerância, e tolerância tem afinidade total com o respeito mútuo. Eu respeito quem você é e toda sua tradição, e você respeita quem eu sou e toda a minha tradição.

Parece fácil? Não é. Afinal eu quero impor a minha verdade e você quer impor a sua, e ai começa um embate que muitas vezes pode não ter fim.

Cito o oriente médio e toda sua crise milenar de países em guerra por terra, religião, água, riquezas fósseis e minerais.

Cito o próprio EUA com sua arrogância e poder bélico, que em tempos não tão remotos (vide a história) municiou e compactuou com todos esses atuais inimigos e agora EX-aliados na guerra fria. Gritando para o mundo que vai invadir tal País ditador para retirar/destruir armas e arsenais poderosos que eles mesmos ajudaram a montar em troca de petróleos e informações sigilosas.

E o que tudo isso tem haver aqui no Brasil?

Meu caro leitor, então eu cito o Brasil, cito a intolerância religiosa onde o Deus de um é mais prodigioso do que o do outro. Templos que elevam o nome da denominação mais alto que o de Deus que eles pregam; o Deus de uma denominação é muito mais poderoso e fala muito mais alto, e muitas outras línguas e faz 80% mais milagres que na denominação "adversária" que prega o mesmo Deus. 


Cito a política da miséria intelectual e a ascenção do status em detrimento da educação, afinal gente que não questiona é gente que não atrapalha sabe-se os intresses de quem. E há centenas de outros exemplos que daria matéria infinita, mas te pergunto:

Isso é Paz? Isso é unir povos pela igualdade?Como eu disse, parece fácil ter PAZ, mas abrir mão custa caro aqui no Brasil, no Oriente médio, nos EUA e em qualquer lugar que alguém queira se sobrepor a outro ser humano e não apenas viver em igualdade.

Paz não é o que EU quero, ou o que VOCÊ quer, mas respeitar as diferenças que nos separam em prol do bem comum e do convívio pacífico. Isso é Paz para mim, e você, qual a Paz que você quer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário